Controle do glaucoma: exercícios ajudam a frear a doença

O controle do glaucoma e até mesmo a redução do uso de colírios – com aval dos médicos - podem ser conseguidos com a adoção de exercícios visuais e hábitos de saúde corretos que vão contribuir para que não ocorra o agravamento dessa doença.

O controle do glaucoma e até mesmo a redução do uso de colírios – com aval dos médicos – podem ser conseguidos com a adoção de exercícios visuais e hábitos de saúde corretos que vão contribuir para que não ocorra o agravamento dessa doença.

De acordo com informações da Organização Mundial de Saúde (OMS), depois da catarata, o glaucoma é a segunda causa de cegueira no mundo, alcançando 12,3%.

Anualmente, são registrados cerca de 2,4 milhões de novos casos da doença por ano, somando 60 milhões de pessoas no mundo. Estima-se que em 2020 existirão 79,6 milhões de indivíduos com a enfermidade.

No Brasil, o glaucoma chega a atingir 1 milhão de pessoas acima dos 40 anos e o risco triplica aos 70 anos de idade. Por ser uma enfermidade crônica, uma vez diagnosticado, o glaucoma precisa ser controlado durante toda a vida.

Tudo o que você precisa saber para controle do glaucoma

Antes de mais nada é preciso saber que existe diferença entre pressão ocular alta – que caracteriza o glaucoma – e pressão arterial elevada. Na verdade, esses dois tipos de pressão não tem nada a ver uma com a outra. A boa notícia é que ambas podem ser controladas.

O importante disso tudo é você entender como funciona a pressão ocular e conseguir praticar os exercícios naturais corretos para diminuir a pressão ocular alta.

E para isso vou falar um pouco da estrutura dos olhos. Eles têm uma espécie de espaço – conhecido como câmera anterior – que fica bem na frente do olho, mais especificamente entre a córnea e o cristalino. É nessa região que fica um líquido chamado humor aquoso (nada a ver com as lágrimas que estão do lado de fora córnea), responsável por banhar a parte da frente com nutrientes e outras substâncias essenciais para o bom funcionamento da visão.

Quando esse líquido não escoa de maneira correta (seja na quantidade ou mesmo na velocidade), há problemas na drenagem e o líquido que se acumula passa a pressionar aquele espaço que mencionei antes e surgem os problemas relacionados ao glaucoma.

Acreditamos que inicialmente o glaucoma é provocado pelo uso incorreto e desequilibrado dos olhos, o que vai causar o aumento da pressão ocular.

Um dos olhos pode estar trabalhando muito e o outro não é usado, por exemplo. Isso pode resultar em maior uso do campo central e, ao mesmo tempo, negligenciando a visão lateral ou periférica.

Exercícios atuam na recuperação do campo visual

Um dos primeiros sintomas do glaucoma é a perda da visão periférica. Com a prática dos exercícios, haverá recuperação do campo visual, além da redução da pressão ocular alta.

Os exercícios visuais que trabalham o cristalino são excelentes para portadores de glaucoma porque ajudam a movimentar mais o líquido presente nos olhos e baixar a pressão ocular alta.

Além dos exercícios visuais, invista em consultas regulares ao oftalmologista
Um diagnóstico tardio pode ser crucial já que que o glaucoma é assintomático. Quando a pessoa percebe danos na visão, a doença pode estar em um estágio avançado. Quem tem fator de risco (casos na família, afrodescendentes, pessoas com mais de 40 anos, míopes e diabéticos que já tiveram doenças intraoculares, por exemplo) deve fazer consultas e exames com maior periodicidade.

Fuja do estresse e sedentarismo
Causado pelo estresse, o glaucoma de ângulo fechado é o mais fácil de ser diagnosticado. A lesão tem sintomas clássicos como vermelhidão, dor intensa nos olhos, náuseas e vômitos. Pessoas que sofrem de glaucoma devem controlar os níveis de estresse já que as crises vão afetar diretamente o nervo óptico.

Pacientes com glaucoma também precisam fazer exercícios físicos de forma regular, principalmente, atividades aeróbicas. Caminhada, natação e corrida vão ajudar muito na diminuição da pressão intraocular e favorecer a irrigação sanguínea do nervo óptico. Além disso, a prática faz diminuir a produção do humor aquoso e ajuda na drenagem do líquido.

Exercício completo e simples para controle do glaucoma

Você vai ver como o exercício é fácil e simples. Como pode ser feito em qualquer lugar, ele pode ser encaixado imediatamente na sua rotina. Dá para fazer na fila do banco, quando o trânsito estiver parado ou na hora que for melhor para você.

 

Use luzes coloridas para controle do glaucoma

Um exercício bastante eficaz é feito com um bastão de luzes coloridas — facilmente encontrado em lojas e até camelôs — que vão estimular o seu campo visual. Posicione a luz exatamente onde você tem a perda visual. O exercício vai trazer vida para a sua retina porque funciona como uma espécie de recrutamento das células que precisam trabalhar para a qualidade da saúde da sua visão.

Também não fuja do sol! Ele também é importante para o controle do glaucoma. Uma das camadas da retina é melanina como se fosse um óculos de sol dentro dos nossos olhos. Então, se você não expõe seus olhos à luz solar – aqui falando especificamente sobre o uso dos óculos escuros – há um enfraquecimento da retina.

Vários estudos internacionais apontam que a luz do sol é fantástica para a nossa visão, diminuindo a taxa de miopia e de problemas de formato nos olhos, por exemplo. Não existe nenhuma pesquisa que diga o contrário: que o sol é prejudicial à nossa visão.

 

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Dra. Tatiana Gebrael


Dra. Tatiana Gebrael ACREDITA nos tratamentos naturais, que agem não só nos sintomas, mas também nas causas dos problemas visuais e corporais, e que É POSSÍVEL ter olhos e corpo cada vez mais saudáveis em qualquer idade. Terapeuta Ocupacional, Especialista, Mestre, e Instrutora do método Self-healing de Meir Schneider.

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