Pressão do Olho: O que é? Tem cura? Como tratar? Descubra aqui!

Pressão do Olho

Hoje vamos falar da pressão do olho, que é um assunto importante.

Um inimigo invisível à saúde de sua visão: a pressão alterada do olho. É importante você tanto entender o que é isso, quanto poder controlar e até melhorar. E isso principalmente com o auxílio de um médico oftalmologista e de exercícios naturais.

Todos esses ganhos independentemente se você teve ou tem glaucoma, ou já sofre com perda no campo visual. Os exercícios são uma solução com resultados incríveis.

Mas antes é preciso entender o que é a pressão do olho.

A pressão do olho é ligada à pressão arterial?

As vezes confundimos a pressão ocular com a pressão arterial, por isso é bom deixarmos bem claro que as duas são coisas completamente diferentes. E ainda que qualquer um possa sofrer com alterações em ambas é importante que você saiba a diferença e tenha em mente como atuar na pressão do olho de modo a melhorar o problema.

E isso não é um mito, milhares de alunos meus não só já conseguiram diminuir a pressão no olho, como até se viram precisando menos dos tratamentos com os colírios e no final conseguindo até ter boa parte da perda de sua visão recuperada.

Mas, afinal, o que é a pressão alta no olho?

Dentro do olho existe uma câmara chamada “câmara anterior”, ela fica bem ali entre sua córnea e seu cristalino. Nela circula um importante líquido chamado humor aquoso, responsável por levar nutrientes, anticorpos e várias substâncias muito importantes para o funcionamento da visão.

Mas lembre-se que o humor aquoso não tem nada a ver com as lágrimas, essas circulam do lado de fora da córnea. O humor aquoso é produzido, banha câmara anterior e escoa.

Pressão do Olho: Humor Aquoso

Agora pare por um segundo e imagine uma pia. Imagine que a torneira se abre, a água escoa dela e só não enche porque existe uma boa drenagem, nesse caso o ralo. Mas imagine que esse ralo esteja entupido ou que seja menor que a vazão necessária dessa água, a pia então começa a encher.

A situação na câmara anterior é um pouco pior ainda já que ela é fechada e em certo momento, quando muito cheia, ela não tem para onde deixar esse liquido sair. O resultado disso é o aumento da pressão na câmara.

Essa pressão chega ao nervo ótico, restringindo-o e acontecendo o aumento da escavação. E isso faz com que o nervo perca fibras, e as mais superficiais, as primeira a serem prejudicadas são as responsáveis pela visão periférica.

É por isso que os casos de pressão aumentada quase sempre começam com a perda de campo visual periférico.

Pressão do Olho: Glaucoma

Toda essa situação é o glaucoma. Não só a pressão do olho alta, mas sim todo o problema, toda a lesão do nervo e a perca do campo. Existem até glaucomas onde o paciente permanece com a pressão normal e mesmo assim tem o problema.

O limite da pressão no olho é por volta de 20, muitos médicos passam até a tratar o glaucoma quando a pressão passa dos 18, com os colírios. Outros só fazem isso depois que ela atinge o limite.

É importante  que você procure o tratamento com seu médico, mas nem por isso deixe de lado uma solução natural que se mostra muito eficaz.

Como ter a pressão normal dos olhos

Além de começar a perder a visão, umas das piores coisas do glaucoma pode ser seu tratamento. Principalmente, pois o colírio tem uma série de efeitos colaterais intensos e incômodos. Seus olhos ficam vermelhos, irritados e inchados.

E o que não faltam são casos onde os exercícios visuais foram surpreendendo muitos médicos e permitindo com que eles diminuíssem as doses de remédios. Melhor ainda, há casos onde os exercícios começaram a serem feitos na fase inicial, junto da suspeita e acabaram por fazer com os pacientes nem cheguem aos colírios, controlando a pressão. E isso até em casos onde o glaucoma severo já tinha atingido pais e mães e outros membros da família.

Um dos exercícios movimenta a pupila, como um desentupidor de pia, o permite que o líquido escoe. Outros exercícios tratam com massagens e soltura do pescoço o que faz com que o líquido flua e a pressão do olho diminua ainda mais. E em todos os casos isso ainda irriga o nervo ótico e o ajuda a se recuperar das lesões.

Fora isso, ainda é preciso prestar atenção no aspecto emocional. Colocar em prova se você está sendo pressionado na vida, seja por uma cobrança sua mesma ou de um chefe, familiar etc.. Olhe para isso com carinho e tente melhorar esse aspecto antes, já que essa pressão reflete na sua visão.

Mas dois aspectos muito importantes são que a pressão do olho é um problema silencioso, tanto baixa quanto alta, então é imprescindível que você mantenha em dia suas visitas ao médico oftalmologista e nunca em hipótese alguma deixe de acompanhar o seu tratamento. Exercícios naturais são uma solução incrível, mas desde que com seu médico acompanhe sua melhora.

Quer Receber sem Custo 1 Hora em vídeo de Exercícios para os Olhos?

Cadastre-se em minha Lista Vip, é totalmente gratuita, e por ela eu envio e-mails com Vídeo Aulas, Dicas e Exercícios Visuais para você praticar.
É por e-mail também que eu aviso quando os Programas Onlines estão com as inscrições abertas. Neles você têm acesso ao meu acompanhamento e também aos programas específicos de exercícios para cada problema visual.
Dois sábados por mês, das 9:00 ás 10:00, no Parque Villa Lobos – São Paulo, bem em frente ao anfiteatro (entrada principal), fazemos exercícios visuais ao ar livre, É totalmente gratuito e sem compromisso!!!

Basta chegar e participar !!!  Convide seus amigos e familiares, e venha sem lentes de contato!

Para saber as datas envie um e-mail para suportedratatiana@gmail.com

MAIS INFORMAÇÕES E um Canal para tirar suas DÚVIDAS, envie um e-mail para:

suportedratatiana@gmail.com

Quer saber mais e receber dicas como essa com exclusividade? Faça parte da lista VIP colocando seu email abaixo.

Responsive image

Dra. Tatiana Gebrael


Dra. Tatiana Gebrael ACREDITA nos tratamentos naturais, que agem não só nos sintomas, mas também nas causas dos problemas visuais e corporais, e que É POSSÍVEL ter olhos e corpo cada vez mais saudáveis em qualquer idade. Terapeuta Ocupacional, Especialista, Mestre, e Instrutora do método Self-healing de Meir Schneider.

46 comentários no post “Pressão do Olho: O que é? Tem cura? Como tratar? Descubra aqui!

  1. Olá dr Tatiana eu tenho pressão alta nos dois olho estou precisando muito dos seus vídeos de exercícios para baixa a pressão do olho

  2. Oi Dra.Preciso de exercício p pressão do olho.Desde já obrigada.

  3. Oi Dra.estou a pressão olhos alta, preciso de exercícios para melhorar, por favor me ajude! Obrigada.

  4. Gostaria de receber videos dos exercícios para pressão alta dos olhos.

  5. Tenho uma filha de 11 anos que frequentemente reclama de sentir uma pressão muito forte nos olhos, ela diz que doi muito. ja levei a um oftalmo ela tem diagnostico de hipermetropia e usa óculos para corrigir. Essa pressão que ela sente pode sr sinal de glaucoma?

  6. Sou Silvânia,moro na Paraíba.
    Estou muito desesperada.
    Pois há pouco cheguei a ter um AVC.
    Tudo começou com uma dor latejante no olho direito muito forte,fui a hospital por não suportar mais a dor, e depois de muita medicação sem êxodo tive o AVC,fui enviada p capital sem visão nenhuma,perdi toda a visão, depois de muitos exames quando foi diagnosticado o AVC , com dois dias minha visão começou aos poucos a voltar.
    Fui a dois oftalmologistas falam q tá tudo normal mais a dor não passa e a mesma dor latejante e o pavor de q eu tenha tudo denovo me apavora,estou muito nervosa preocupada e sem saber o q fazer,por favor mim ajudem preciso saber o q fazer.
    Só acho q é a pressão do olho,mais nenhum profissional confirma é só diz q tá tudo bem.
    Mais como se não passa essa dor .
    Eu imploro ajuda de alguém.

  7. eu estou com problema no olho o problema e neuropatia óptica isquêmica anterior não arterítica tem uma cura, ou um tratamento para não piorar a doença.

  8. oi tudo bem ? entao … eu sou jovem e estou com suspeita de glaucoma …. fiz a curva tensional . na primeira hora foi 18 – 19 , 19-17 , 19-19 , 16-16 … eu queria saber se estou com algum risco… pq o oftamologista n falou nada ;-;

  9. Dra os exercícios podem ser iniciados logo após as cirurgias de vitrectomia e catarata. Operei há seis dias. Obrigada!

  10. Olá, Guida, obrigada pela mensagem!
    Entendemos sua preocupação, porém, a Tatiana não faz consulta.
    Os exercícios não possuem contra indicação e podem ser realizados independentemente do problema. Se você já possui um diagnóstico é mais fácil, pois irá direcionar seus esforços e focar, o tratamento, no seu caso específico. Caso o seu problema ainda não tenha sido diagnosticado, procure um médico oftalmologista e volte a nos informar qual é a sua necessidade específica.

    Obs: Jamais recomendamos abandonar qualquer tratamento sem o consentimento do seu médico. Quando se trata de questões de saúde precisamos sempre ter cautela.
    De qualquer maneira, vamos orientar a Sra. em relação ao Glaucoma.
    Glaucoma
    http://www.metodoselfhealing.com.br/depoimento-de-melhora-de-pressao-alta-nos-olhos-e-miopia/
    http://www.metodoselfhealing.com.br/glaucoma/
    Depoimento – https://youtu.be/2hrN0ry5PVs

    Estamos a disposição para qualquer outra dúvida!
    Um grande abraço
    Lilian
    Equipe Tatiana Gebrael

  11. Bom dia, Dr.. Tatiana
    O meu Oftalmologista mediu minha pressão ocular e viu o estado do nervo óptico. Nervo óptico de um e outro olho está muito bem, sem qualquer alteração. Pressão do olho esquerdo está 20; pressão do olho direito está 24. Campo periférico de visão não alterada.
    Tenho tido picos de pressão arterial alta, chegando aos 24 e não sei se haverá alguma relação entre a pressão do olho e pressão arterial.
    O oftalmologista receitou-me, de imediato, gotas Latanoprost, para colocar nos dois olhos durante toda a vida. Disse-me, também, que se parasse esse tratamento levaria à perda total de visão de ambos os olhos. Fiquei muito assustada e achei estranho ter de colocar gotas nos dois olhos, uma vez que o olho esquerdo está sem grande pressão. Não iniciei tratamento e peço a sua ajuda.
    Muito grata pela atenção.
    Guida Bento

  12. Olá

    Tenho uma irmã com glaucoma severo.
    Agora, a pressão de um dos olhos chegou a ZERO.
    PORQUE? E O QUE FAZER RELAÇÃO A ESSA BAIXA PRESSÃO?

  13. Olá dr Tatiana eu tenho pressão alta nos dois olho estou precisando muito dos seus vídeos de exercícios para baixa a pressão do olho

  14. Olá Dra. gostei da sua esplanação e gostaria de receber os exercicios,hoje 21/07 fui ao Ofta ele mediu a pressão dos
    olhos e simplesmente me passou um colirio Travatan é possivel mandar.desde ja obrg.

  15. Boa noite dra. Meu filho de 15 anos esta com suspeita de glaucoma. Vim pesquisar sobre o assunto e achei seu post mto interessante. Gostaria de saber mais sobre os exercicios. Desde ja agradeço.

  16. Boa tarde!
    Fiz cirurgia de catarata tem uma semana e a pressão da minha vista está alta, estou usando colírio mas estou preocupada. Será que recém operada posso fazer os exercícios?

  17. Prezada Dra. Tatiane,
    Há uns 6 meses experimentei um sintoma onde via um tipo de “renda preta” na região periférica do olho esquerdo. Fui a um oculista e ele me disse que meu olho estava sem maiores problemas, exceto que haviam rebentado 2 pequenas arteríolas internas. Não me prescreveu nada e disse que eu retornasse caso houvesse agravamento do caso. Como não houve, não retornei, pois melhorei 100%.
    Anteontem (6/7/17), mais uma vez, ocorreu-me a mesma sintomatologia. Antes de ir ao oftalmo (SUS), fui aconselhada por uma amiga a buscar recursos em seus conselhos médicos. Portanto, agradeço desde já pela atenção e aguardo retorno breve. Ana Luiza Paoliello

  18. Boa noite D.r Tatiana fiz uma cirurgia de descolamento de retina a 6 dias estava descolado a parte de baixo da retirada agora estou usando 3 tipos de colírio atropina, ocupress zypred minha visão está piorando ficando tudo branco tem algum exercícios.
    Desde já agradeço Deus abençoe.

  19. “Perca do campo”, dra? Fiquei em dúvida sobre as dicas ao ler isto.

  20. Nossa que maravilha!!! Muito bom saber que existe tratamento sem ter q usar o colírio.Mui obg doutora Tatiana.

  21. Dr. Existe benefícios quanto a pressão do olho está alta. A seis anos ele vem perdendo avisao isso pode estar acontecendo por conta da pressão do olho alta e também apareceu uma cicatriz no fundo do olho obrigada espero alguma coisa pra tirar minha dúvida

  22. Foi ao medico e estou usando colirio minha presao ta alta e queria sua ajuda pra melhorar

  23. Bom dia,
    Eu fiz uma cirurgia em 2015 de descolamento de retina, 8 meses depois fiz outra cirurgia para retirada de óleo, mas a pressão ficou alta em até 42 aí foi feita outra cirurgia de ciclorio mas meus olho esquerdo continua com pressão em até 25 e ocila, e meu olho fica muito vermelho….tem algum exercício para resolver isso?
    Fico chateado por que sempre perguntam sobre meu olho q fica muito vermelho.

  24. Bom dia Dra Tatiana.
    Minha mãe de 56 anos diagnosticou glaucoma a 10 anos. Foi hoje ao oftalmologista que recomendou que ela faça cirurgia. Moro no DF e ela interior de Minas. Gostaria de sua ajuda para evitar a cirurgia mais ela não é muito familiarizado com computador. Tem pacote de curso, exercícios específicos, para glaucoma, que possam ser adquiridos em dvd. Grata

  25. Dotora Tatiana
    Boa noite;
    Dra: estou proucupado. apareceu no meu olho esquerdo logo abaixo, emroxamento do nada,
    Oque pode ser isso e se tem relaçao com precaõ do olho?

  26. Boa noite. Dra. Meu olho fica muito vermelho direto. Já fui em vários médicos. E não resolveu nada.

  27. tenho glaucoma neo vascular e pressao ocular por favor ,me indique um exerçiçio para para baixar a pressao

  28. Bom dia! Dra.
    Muito interessante. Pergunta é só a luz do sol? pode ser luz artificial?
    Obrigado por tudo isso.

  29. Tudo tem um tempo certo né mesmo? Só a pouco tempo que conheci a Dr. Tatiana, estou fazendo vários exercícios , fiz um procedimento a laser pra diminuir a pressão, tenho catarata , astigmatismo , uso óculos pra perto e longe, gostaria de receber videos específicos ,pra cada causa , obrigada , Deus a abençoe grandemente.

  30. Tatiana, você é uma pessoa muito especial. Preciosa. Mais do que todo o seu conhecimento, o seu coração – verdadeiro amor pelas vidas que precisam de ajuda e que dentro da sua profissão, você segue com louvor a missão que Deus lhe destinou. Muito lindo! Agradeço a Deus pela sua vida.
    Infelizmente, no momento, não tenho condições de fazer o seu curso “Olhos de Águia”, porém tenho acompanhado seus vídeos e tentado seguir os exercícios. Mas, especificamente, necessito de exercícios para um princípio de glaucoma, vista cansada e miopia. Se você puder me enviar alguns… Muito obrigada. Abraços.

  31. Doutora Tatiana vc tem consultório oftálmico em São Paulo

  32. Boa noite Dra Tatiana, fiz a cirurgia de catarata há dez meses atrás. Após dois meses descolou o VÍTREO em uma vista, logo após descolou tb da outra vista. Conclusão, parece que estou flutuando dentro de uma bolha cheia de fumaça. Passei por um especialista em vítreo, que me falou pra ter paciência que é assim mesmo. É um desconforto tão grande porque está cada dia pior, só enxergo fumaça, ainda pra piorar tive ROTURA na retina da vista direita por duas vezes passei por dois laser. Também faço uso do colirio XALATAN pra controle do glaucoma. Como eu fiz a cirurgia da miopia há 30 anos atrás,eles atribuem tudo a isto. Estou fazendo alguns dos exercícios exemplo o sunning e palming ,porque não são todos que consigo pois sinto dores. Agradeço de coração se a Sra puder me ajudar. Gratidão

  33. Boa noite Dra em 2012, tive descolamento de retina, o medico não conseguio ter sucesso na cirurgia, fui pra são Paulo, onde outro medico me operou, entretanto fiquei com edema de macula, e foi usado óleo de silicone, este após 4 meses emulsificou, e entupio o sistema de drenagem…a pressão começou a subir…e mesmo apos retirar, limpar varias vezes…nao obteve sucesso e a pressão sempre alta. Medicação..colirios e diamox..e nada…em 2014 coloquei um dreno…a pressão caiu…tudo parecia solucionado….em 2015, foi detectado a extrusão do tubo..tentamos recobri-lo..sem sucesso…diante dos riscos i mesmo foi retirado. A pressão subiu novamente….tudo se repetia…indicado o laser..destruição das células produtoras do liquido…pressão caiu…mas após 2 meses voltou a subir….desde fevereiro desse ano estamos tentando controla-la…colírios uso 3 e diamox ….parece agua..nao faz o efeito desejado..pressao esta de 28 a 36……hj o medico indicou novo laser….sera dia 7/4. Por favor..qual sua opinião sobre isso, nesses casos de entupimento por silicone….existe outra solução?? Meu olho deve estar drenando muito pouco….obrigado desde já,

  34. Obrigada doutora Tatiana…Deus abençoe grandemente a vida dá senhora!!!

  35. Gostaria de ter mais informações sobre Distrofia Retiniana Macular
    tenho uma amiga que tem esse problema.

  36. Boa noite doutora!!
    Eu uso oculos bifocal e fica escorrendo muita lagrimas dos olhos.
    Obrigado.

  37. gostaria de saber mais sobre a visão , pois tenho problema de glaucoma …

  38. gostaria de saber mais sobre a visão , pois tenho problema no nervo otico esquerdo…

  39. Tenho presão..nos olhos..uso oculos bivocal..como pode me ajudar!!

  40. Dra. Tatiana,
    Após operação de catarata nos dois olhos (há uns três anos atrás), fiquei com pressão alta somente no olho esquerdo e dessa forma, forçado a usar colírio de 12 em 12 horas. Entretanto, conforme sua ótima explicação sobre o assunto, continuarei a usar o colírio, mas passarei também a utilizar os exercícios preconizados nos vídeos e daqui a uns 90 dias retornarei ao oftalmologista e medir a pressão ocular.
    Obrigado

  41. Boa noite Doutora Tatiane tem dois anos que faço tratamento de glaucoma e uso colírio ; e minha pressão do olho começou com 18/18, e hoje está com 11/11, e uso colírio travatan . Gostaria de saber se é necessário o uso de colírio por tanto tempo assim e qual pressão normal . Tenho miopia e astromagtismo . Desde já agradeço . Meus sinceros votos de estima e consideração.

  42. Só Deus irá pagar esta maravilhosa ajuda amém

Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão

Campos obrigatórios são marcados com *